quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ying e Yang olímpicos

>> Os dois principais atletas brasileiros em Londres são completamente opostos. Qual você prefere? (foto: R7)



Um já é campeão olímpico e recordista mundial. O outro participa da primeira competição em nível mundial defendendo o país. Ambos são favoritos ao pódio olímpico e possuem as carinhas mais reproduzidas no país quando se fala da Olimpíada de Londres. César Cielo e Neymar. Enquanto o nadador é um poço de introspecção e nem entrevista mais concede, o futebolista adora uma propaganda e até à Câmara já foi se exibir. Com qual você mais se identifica?

Se analisarmos os serviços prestados à nação, Cesão dá um banho em Neymar. Ouro nos 50m livre e bronze nos 100m em Pequim, Cielo ainda foi campeão mundial nas duas distâncias em 2009 e repetiu a façanha nos 50m ano passado, além de ser o atual recordista mundial de ambas as provas. E Neymar? Bem... ele conquistou três Campeonatos Paulista seguidos de futebol por um time do litoral de São Paulo. E, ok, uma Copa do Brasil e uma Libertadores. Mas nenhum título pela seleção.

Agora levando em conta o dom de explorar a imagem para ganhar dinheiro... Aí não tem pra ninguém. Faça um teste simples: abra uma revista qualquer e preste atenção nas propagandas. Duvido que você chegue à contracapa sem encontrar o menino Neymar tentando te convencer a comprar cuecas ou mudar de telefonia celular. Se você tiver o suplemento especial sobre as Olimpíadas da "Veja", melhor ainda. Quem estampa a capa? O próprio. Cielo, por outro lado, nem quis participar dos ensaios fotográficos com os atletas olímpicos.

E, por fim, a cobrança é diferente. Para o pessoal da natação, a Olimpíada é o momento máximo da consagração (ou não). Se Cielo voltar para casa de mãos abanando, será uma tragédia. Já no caso do futebol, o que importa mesmo é a Copa do Mundo no Brasil, daqui a dois anos. Caso a selação não suba ao pódio em Londres, beleza, será apenas mais uma geração a fracassar nos Jogos Olímpicos. E, afinal, Neymar não precisa mais provar nada a ninguém. Já conquistou três Paulistas seguidos.

2 comentários:

  1. Promoção Você no Pé do Neymar
    saca?? Hahaha
    Eu torço pelo BRASIL, e não para atletas individuais :P
    Futebol é um esporte de equipe, odeio estrelinhas. Não dá pra entrar em campo sozinho.
    Já a natação, tá bom, é individual. A maioria das provas. Acho que por isso que não gosto de natação.

    ResponderExcluir