terça-feira, 31 de julho de 2012

Lições nas piscinas


>> Lochte não é Phelps, Phelps não é mais Phelps, Magnussen é Magnussen (foto: Getty Images)


Por Bruno Zermiani

A disputa dos 4x100m livre e dos 400m medley deixa duas lições bem importantes para a natação mundial. A primeira e tão clara quanto as águas do parque aquático de Londres é que Michael Phelps não é mais aquele Michael Phelps. O desempenho do super campeão na prova individual foi quase triste comparado com ele mesmo, quatro anos atrás.
Em Pequim, Phelps levou o ouro e quebrou o recorde mundial da prova, cravando 4:03:84 no relógio. Neste ano, 4:09.28. Seis segundos de diferença. Melhor para o japonês que ficou em terceiro e pro Thiago Pereira, que foi sensacional e pegou a prata pra gente. Ryan Lochte nadou uma prova particular e levou seu primeiro ouro na competição.

Mas o mesmo Lochte nos deixa a segunda lição dessas Olimpíadas: a de que ele não é Michael Phelps. É muito bom, vai ganhar um monte de medalha, mas não é aquele fenômeno. No revezamento 4x100m livre, os EUA dominaram toda a prova – Phelps até foi bem. Nos últimos 100 metros, era a vez de Lochte, que pulou na piscina com um corpo de vantagem para a equipe francesa. Mesmo assim, deixou o ouro escapar.

Ressalte-se, obviamente, a prova espetacular dos franceses, especialmente a de Yannick Agnel, que não tomou conhecimento de Lochte. Pra quem esperava um monopólio entre EUA e Austrália, ouvir a Marselhesa na entrega das medalhas foi um pouco estranho. Vamos ver se, assim como Lochte, James Magnussen, dono do melhor tempo do ano nos 100m livres, que amargou o quarto lugar com a Austrália e foi outra decepção na prova, ainda mostra a que veio.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário