sábado, 21 de julho de 2012

Pré-Londres: Murer é 5a colocada em competição estranha


>> Na última prova antes das Olimpíadas, Fabiana Murer decepciona - assim como todas as demais rivais (foto: Agif Press)



É a clássica situação: temos uma notícia boa e uma ruim. A ruim é que a candidata ao pódio no salto com vara, Fabiana Murer, foi mal e ficou apenas no 5° lugar na última competição antes das Olimpíadas de Londres. A boa é que todo mundo também foi mal.

Enquanto a brasileira não conseguiu superar a pífia marca de 4,54m no GP de Mônaco, a cubana Yarisley Silva ficou com a medalha de prata com um salto não menos pífio: 4,62m. Com esse resultado, por exemplo, a caribenha seria apenas a 10a colocada no Mundial do ano passado, em que Murer foi ouro.

Para completar, a estrela Yelena Isinbayeva zerou a prova, já que falhou nas três tentativas em 4,70m. Bicampeã olímpica, a russa repetiu a façanha do Mundial de 2009, quando também decidiu iniciar os saltos numa altura superior às adversárias e acabou em último, sem superar o sarrafo em nenhuma oportunidade.

Com tantas peculiaridades, a mais recente etapa da Liga de Diamante não serviu muito como termômetro para as Olimpíadas. A alemã Silke Spiegelburg alcançou a melhor marca do ano: 4,82m, mas o resultado não a torna favorita absoluta ao título, apenas a mantém no grupo das candidatas. E apesar do péssimo resultado desta semana, Isinbayeva continua sendo a única mulher na história a ultrapassar a barreira dos 5 metros. Seu histórico recente mostra que ela tem possibilidade tanto de repetir a façanha quanto de zerar a final olímpica.

Já a situação de Fabiana Murer, ainda líder da temporada, permanece inalterada. A paulista já saltou 4,77m neste ano, marca que, em tese!, lhe garante uma medalha. Na carreira, superou os 4,85m justamente quando se sagrou campeã mundial, em 2011. Para Londres, disse que deseja superar os 4,90m e voltar para casa com a medalha dourada. Que assim seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário