terça-feira, 7 de agosto de 2012

Rússia 2 x 3 Brasil: O melhor jogo das nossas vidas


>> Brasileiras se vingam de derrotas passadas, viram partida equilibradíssima e lavam a alma (foto: Fivb)



Quarto set da partida de quartas de final da Olimpíada. Logo no início da parcial, as russas, atuais campeãs mundiais e líderes do grupo na fase classificatória, abrem 4 pontos de vantagem sobre as tadinhas das brasileiras, que suaram sangue para avançarem ao mata-mata. Sinceramente, achei que o sonho da sexta semifinal olímpica seguida terminava ali. Graças a Deus, não.

E graças a vários seres humanos também. Zé Roberto, com sua notória sabedoria, promoveu inversões que em certos momentos nos deram sobrevida no set, e quando não funcionaram, foi sábio o suficiente para voltar com as titulares. Dani Lins - quem diria! - foi um anjo que caiu do céu. Soube usar muito bem o meio, coisa que Fernandinha, infelizmente, não havia conseguido nos Jogos. E, nas horas de aperto, fez o que era necessário: meteu bola para Sheilla, um monstro na partida de hoje, com 27 bolas no chão.

Melhor do que a vitória pura e simples foi a forma como ela veio: a seleção que se via em maus lençois ali no primeiro parágrafo teve forças para reagir e levar a decisão para o tie break. E QUE TIE BREAK. O placar chegou a apontar 13 a 10 para o Brasil e o narrador do Terra já falava como se o set estivesse garantido. Eu discordava. Do outro lado, havia outros monstros: Goncharova (25 pontos), Gamova (25) e, principalmente, Lioubov Sokolova (28). Graças a esta última, a Rússia reagiu incrivelmente e passou à frente no marcador: 14 a 13.

Embora eu tentasse não pensar, era difícil não vir à tona a sensação de "não acredito que as russas vão virar no fim de novo" (lembranças amargas de Atenas-04 e Mundial-10). Mas hoje não. Hoje foi a vez do Brasil (mais precisamente da Sheilla) salvar SEIS match points russos. Na primeira oportunidade brasileira de fechar a partida, BAM!, ataque de Fabiana. 21 a 19. Incrível. Nossa seleção vence fantasmas do passado, mostra poder de reação e cala a boca dos críticos após início pífio nas Olimpíadas. No melhor jogo da vida delas.

Um comentário:

  1. Muito bom o post!!!
    Acho que eu nunca vi a SFV jogando assim...
    O jogo foi incrível!
    No último set eu quase morri!
    Amanhã eu faço qquestão de comprar o Lance! rsrsrs
    Hj eu quero essa medalha mais do que nunca!

    ResponderExcluir