domingo, 12 de agosto de 2012

Para que servem as Olimpíadas?



>> Transformar os Jogos em uma busca louca por medalhas de ouro é se desviar de sua essência (Foto: Getty Images)



A Olimpíada acabou. O COB considerou a participação brasileira satisfatória, 95% da população do país achou uma bosta. Os jornais apontam que cada medalha conquistada pelo Brasil custou R$123,5 milhões de reais aos cofres públicos. Na hora de fazer o balanço geral dos Jogos de Londres, uma pergunta vem à cabeça: Para que servem os Jogos Olímpicos?

Se na sua concepção a competição tem como único objetivo dar medalha aos brasileiros, a Olimpíada foi uma grande decepção. Dos 302 pódios desta edição, o Brasil esteve presente em apenas 17 deles: 5,6%. Uma lástima. Afinal, temos um Comitê Olímpico muito bem estruturado, toda verba destinada ao esporte é investida em melhorias nas condições de treinamento para os atletas e todos eles têm o dever de voltar para casa com o ouro. Afinal², todos nós, não-atletas profissionais, jamais cometemos erros no trabalho e, sem sombra de dúvida, somos os melhores do mundo nas nossas profissões.

No entanto, caso você considere a Olimpíada a maior festa da humanidade, dificilmente terá se frustrado nesses últimos 19 dias. Além das 22 medalhas de Phelps (18 de ouro) e da virada do vôlei feminino na final após o 11-25 no primeiro set, os Jogos te dão a oportunidade de ver um atleta estadunidense abraçando um afegão e torcedores dos Estados Unidos (sempre eles) incentivando atletas do seu país lado a lado com espectadores do Irã. E um cara biamputado competindo entre os melhores do mundo. E todas as atletas do heptatlo dando a volta olímpica de mãos dadas no fim das sete provas.

Então, decida-se. Se quer ver o Brasil arrasar adversário, dê ibope a jogos de futsal. Olimpíada é união dos povos, é superação de limites, a busca pela perfeição. O esporte é só uma desculpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário