quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A Olimpíada dos coadjuvantes que viraram protagonistas



>> Eles são jovens e desconhecidos. E campeões olímpicos na natação (foto: Reuters)



Ruta Meilutyte, Allison Schmitt, Chad le Clos... Quem se voltou às atenções ao Centro Aquático de Londres na esperança de ver a consagração de nomes famosos deve estar surpreso ao acompanhar ilustres desconhecidos desbancarem antigos figurões. Sobrou até para o agora recordista de medalhas Michael Phelps.

A lituana Ruta, de apenas 15 anos (!), já havia assombrado os deuses olímpicos ao registrar o 8° melhor tempo da história logo nas eliminatórias dos 100m peito (e a melhor marca sem os trajes tecnológicos). Faltava, porém, a consagração. Afinal, nadar bem na 1a fase todo mundo nada. Mas a adolescente foi lá, garantiu o ouro na final e deixou as demais nadadoras - com idade para ser sua mãe - a ver navios.

Na final dos 200m livres, uma bizarrice. Todas as atenções estavam voltadas à recordista mundial Federica Pellegrini e à sensação estadunidense Missy Franklin (de novo, 15 anos). Entretanto, outra sobrinha do Sam (sério, daonde elas brotam?), comendo quieta, abriu um corpo de vantagem na segunda piscina e, bam!, ouro para Allison Schmitt com quase 2s de diferença para a segunda colocada. E nada de Missy ou Federica no pódio.

Até Michael Phelps, tadinho, sentiu a força dos coadjuvantes que viraram protagonistas - e nem estamos falando de Thiago Pereira. Estava tudo pronto para o estadunidense conquistar seu primeiro ouro individual em Londres, só esqueceram de avisar um certo garoto sul-africano de apenas 20 anos. Phelps, quem diria, "morreu" no fim dos 200m borboleta e viu Chad Le Clos ultrapassá-lo no finzinho da prova - 1:58.96 contra 1:59.01.

Esperamos que nos 50m livre não haja nenhuma zebra, certo, César Cielo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário