domingo, 5 de agosto de 2012

Deu tudo errado. Para o mundo todo.


>> Decepções (e surpresas) acontecem com  atletas de todo país. Superem isso (foto: Lancenet)



O vento levou a Murer, Cielo nadou pior do que na classificatória, Guilheiro lutou mal pra caramba e ficou longe do pódio. A eterna promesa Diego Hypólito caiu de cara e o campeão mundial do boxe Everton Lopes caiu nas oitavas. Nossos dois únicos ouros garantidos (Scheidt/Prada e Cielo nos 50m) viraram bronze. Os atletas brasileiros têm sérios problemas emocionais na hora da decisão e tem algo de muito errado acontecendo com nosso país?

Não. A Olimpíada é uma competição louca em que centésimos de segundo de desatenção custam quatro anos de sacrifícios e dedicação. Muitos favoritos - mas muitos mesmo! - decepcionam e alguns deles concidem de serem brasileiros. O mega campeão Kenenisa Bekele ficou apenas em 4° lugar na prova dos 10 mil metros. O tenista sérvio Djokovic, que vem de 2011 praticamente perfeito e um 2012 promissor, também teve que se contentar com a 4a colocação.

Querem mais?

Atuais campeões olímpicos, os estadunenses Rogers e Dalhausser foram eliminados numa precoce oitava de final. Até o falastrão James Magnussen não confirmou o favoritismo nos 100m livres e sequer conseguiu se classificar para a final dos 50m, em que Cesão "decepcionou" o país ao ser bronze.

Ou seja, os brasileros favoritos deveriam ter ido melhor. Só que todos os países possuem aqueles "ouros garatidos" que não vieram. E, além disso, sempre surgem uns pódios surpreendentes. Sarah Menezes não era a judoca mais esperada para subir no lugar mais alto do pódio. Nem Felipe Kitadai, muito menos Thiago Pereira, estavam bem cotados pra medalhar. E deu no que deu.

O vôlei feminino, que agoniza e torce como nunca para os arquirrivais EUA hoje, pode ser eliminado na primeira fase. Talvez nenhuma dupla do vôlei de praia seja campeã em Londres. Por outro lado, há a possibilidade, por que não?, do boxeador Esquiva Falcão chegar à decisão olímpica. Ou do desacreditado taekwondô brasileiro trazer duas medalhas para casa. E essa é a magia dos Jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário