domingo, 12 de agosto de 2012

Exemplo de esportista, Yane Marques conquista bronze espetacular



>> Última prova de Londres nos rendeu a 17a medalha - e uma nova heroína olímpica (foto: Reuters)



Ela vem de uma cidadezinha no interior de Pernambuco e pratica um esporte que não possui estrutura, incentivo ou reconhecimento de público algum no Brasil. Mesmo assim, Yane Marques é medalhista olímpica. Se a trajetória dessa atleta não é exemplo de superação e de que o esporte ainda vale a pena, eu não sei o que é.

A conquista de Yane deve ser ainda mais valorizada porque nem mesmo a reduzidíssima parcela da população que sabe o que diabos é um pentatlo moderno levava muita fé na esportista. Apesar de ser a 3a colocada no ranking mundial, a pernambucana de Afogados da Ingazeira jamais havia subido ao pódio numa grande competição. Ficava sempre ali, no "quase" - foi sexta no Mundial deste ano, sétima ano passado e novamente sexta em 2010. Fez a melhor prova da vida justamente quando mais precisava.

Não há forma melhor de fechar uma campanha olímpica. Essa é a essência dos Jogos. Na hora da competição, não importa patrocínio, mídia, pressão ou o escambau. São atletas que vivem do esporte e querem fazer o seu melhor. Yane conseguiu. Nossa nova heroína olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário