quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Delegação já começa a brilhar na Paralimpíada - mas ninguém vê


>> Três medalhas, um recorde mundial e um parto para encontrar notícias na internet (foto: Globoesporte)



Parece até uma metáfora da vida das pessoas com deficiência. Procure nos portais da internet o último penteado do Neymar e você encontrará dezenas de textos sobre o moleque. Agora tente achar o resultado das competições mais recentes da Paralimpíada ou o quadro de medalhas atualizado. Tudo é mais difícil. Um sofrimento.

O Terra TV, fonte de salvação de quem trabalha à tarde (ok, alguém não?) durante os Jogos Olímpicos, não está transmitindo nenhuma prova das Para. Aquela maravilha moderna de “lance a lance” desapareceu dos grandes sites de notícia. Até blogs especializados são bem mais difíceis de encontrar quando se trata de atletas paralímpicos.

Quem quis - e conseguiu - acompanhar o primeiro dia de competições, viu a delegação brasileira conquistar curiosamente as mesmas medalhas exatas da jornada inicial da Olimpíada, um mês atrás. O debute veio, de novo, do judô com o bronze de Michelle Ferreira. Vinda da repescagem, acabou beneficiada pela contusão da francesa Sandrine Martinet e nem precisou voltar ao tatame para garantir o primeiro pódio do país.

À tarde, o UOL demorou mais de duas horas para perceber, mas teve brasileiro brilhando nas piscinas. André Brasil foi prata na prova que não é sua especialidade, os 200m medley S10, o que nos dá esperança de resultados ainda melhores quando Brasil nadar mais à vontade.

O destaque do dia, porém, não poderia ser outro que não o monstro Daniel Dias. Pulverizou o recorde mundial dos 50m S5 e foi campeão olímpico com um corpo de vantagem - isso considerando que se trata de uma prova de apenas 50m! Voando baixo, Dias subiu nove vezes ao pódio em Pequim. O ouro de hoje foi apenas o começo...

Depois de tudo isso, fica a pergunta: se a Paralimpíada é tão legal, emocionante, contagiante, um exemplo de superação etc porque a cobertura jornalística é tão pobre?


Ps - Dica: o Globo Esporte está fazendo a cobertura mais decente entre os portais. 

Um comentário:

  1. Eu tô assistindo pelo cabo e tô adorando, mas não sei mesmo se nos demais lugares estão comentando/informando.. não assisto tv aberta há anos,nadinha...

    ResponderExcluir