domingo, 20 de março de 2016

Rafael Silva ou David Moura? Eis a questão

Judocas do Brasil dão uma boa dor de cabeça à confederação


Por ser país-sede da próxima Olimpíada, o Brasil tem vaga garantida nas 14 categorias do judô, sete de cada gênero. Como só é permitida a participação de um atleta de cada país por peso, a regra criou uma baita competição interna pelo direito de disputar a maior competição esportiva do planeta. O caso mais emblemático é acima dos 100kg no masculino: atualmente David Moura é 12° do mundo e Rafael Silva vem logo em seguida, em 13°.

Rafael Silva foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres. 
O veterano Rafael, o Baby, conquistou o bronze em Londres-12 e seria o dono natural da vaga, se não fosse o histórico de lesões que o deixou fora as competições por mais de sete meses em 2015. Nesse hiato, surgiu com força David, que apesar de ter a mesma idade de seu rival, só começou a apresentar bons resultados nos últimos meses.

Em 2016, com Rafão recuperado, a briga ficou mais intensa. Depois de uma volta aos tatames com resultados abaixo do esperado em janeiro, o medalhista olímpico emendou dois títulos seguidos em março: ouro em Lima, Peru, e Buenos Aires, Argentina. David, por outro lado, subiu ao lugar mais alto do pódio em Sofia, Bulgária, e foi bronze no fortíssimo Grand Slam de Paris. 

O mato-grossense David Moura venceu a categoria peso-pesado no Pan-Americano de Toronto.
Ambos são ótimos judocas e terão boas chances de conseguir uma medalha nos Jogos. Os próximos meses serão decisivos para definir quem representará o país no Rio. A definição acontece dia 30 de maio, data da última atualização do ranking olímpico. Até lá, porém, muita coisa pode acontecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário