domingo, 10 de abril de 2016

O renascimento de Francesca Piccinini

Atacante italiana de 37 anos é a MVP da Champions League de vôlei feminino

A italiana Francesca Piccinini é uma das figuras mais conhecidas do voleibol feminino mundial. Campeã do Mundo com a surpreendente seleção da Itália em 2002, a ponteira completou 37 anos no início do ano e parecia já estar caminhando rumo à aposentadoria. Mas tudo isso mudou no Final Four da Champions League de clubes.

A ponteira Piccinini venceu a Copa do Mundo e a Copa dos Campeões em 2007 e 2009 com a seleção da Itália.
Logo na primeira participação do Pomi Casalmaggiore, o time de Montichiari sediou a fase final do torneio e teve a difícil missão de bater as russas do Dinamo Kazan na semifinal caso quisesse sonhar com o caneco continental. E quem liderou a equipe cor de rosa rumo à grande final? Ela mesma, a quase quadragenária Piccinini. Com uma apresentação que relembrou os anos de glória da década de 2000, a atacante soube explorar o bloqueio adversário como ninguém, varreu o fundo de quadra e ainda conseguiu acertar potentes ataques. Resultado: 3 sets a 0 para as italianas.

O rival do jogo final seria outra pedreira: o Vakif Bank, bicampeão da própria Champions League. E, novamente, Piccinini e cia surpreenderam as favoritas, para delírio dos milhares de torcedores que viram o Casalmaggiore conquistar o maior título de sua história. O maior triunfo do dono da casa foi manter o controle da partida mesmo nos momentos decisivos: apesar do resultado final de 3 a 0, todas as parciais foram apertadíssimas: 25/23, 25/23 e 25/22.

Além de Picci, a central Stevanovic, a oposta Kozüch e a levantadora Lloyd estão do time do campeonato.

Maior pontuadora da decisão com 14 pontos, Piccinini repetiu a ótima atuação da semifinal e até teve o prazer de fazer o último ponto do campeonato: um bloqueio diante da holandesa Slöetjes, titular da posição que tem a brasileira Sheilla como opção no banco. Ninguém discordou do prêmio de melhor jogadora do campeonato concedido à italiana. O próximo desafio de Picci será com a seleção no Pré-Olímpico mundial, em maio, no Japão. Seria uma pena não vê-la em ação aqui nos Jogos do Rio de Janeiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário