terça-feira, 5 de abril de 2016

No sufoco, Brasil terá equipe completa do tênis de mesa no Rio

País terá Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Gui Lin e Caroline Kumahara no torneio de simples

O tênis de mesa é um dos esportes que mais cresceram no país durante o último ciclo olímpico. Só ano passado, Thiago Monteiro venceu o coreano Seung Min Ryu, campeão olímpico em Atenas-04, e a dupla Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano chegaram à final da etapa do Circuito Mundial no Catar, entre outros resultados que mostram a evolução da modalidade nos últimos anos.

Gustavo Tsuboi comemora - e muito! - a vaga conquistada "aos 48 minutos do 2° tempo".
No pré-Olímpico latino-americano, o mesmo Tsuboi garantiu sua participação nas Olimpíadas de agosto ao levar a terceira e última vaga disponível no torneio. A conquista foi mais difícil do que o esperado: por confiar no 61° do mundo, a Confederação Brasileira sequer levou outros mesa-tenistas nacionais que também teriam chance de classificação, porém estão em colocações piores no ranking, como Cazuo Matsumoto ou Thiago. Hugo já estava classificado devido à medalha de ouro do Pan de Toronto-15.

A confirmação da vaga veio apenas no domingo, último dia de competições, em uma final eletrizante. Após ter sido eliminado precocemente nos torneios da sexta-feira e do sábado, que classificavam os dois finalistas ao Rio, Tsuboi teria que ser campeão da chave do domingo. E a conquista veio com uma vitória por 4 sets a 3 diante do paraguaio Marcelo Aguirre. O brasileiro chegou a abrir 3 sets a 1, mas Aguirre levou a disputa para o sétimo e decisivo set, no qual chegou a abrir três pontos de vantagem. Tsuboi, no entanto, recuperou o set e o fechou em 11 a 9.

A chinesa naturalizada brasileira Gui Lin também estará no Rio de Janeiro.
Com isso, o Brasil terá o máximo possível de representantes no tênis de mesa na Olimpíada. As atletas Caroline Kumahara e Gui Lin alcançaram a classificação no mesmo campeonato, fechando as quatro vagas possíveis no individual. Em ambos os gêneros, o país já se garantiu também na competição por equipes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário