quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rafaela Silva lava a alma e conquista a medalha de ouro no Rio

>> Eliminada na primeira luta em Londres, Rafa Silva dá à volta por cima, é ouro e faz história (foto: Terra)




Ah, a volta por cima... Foi assim com Cielo e Poliana - os outros ouros em mundiais este ano - e a história se repete com Rafaela Silva. O público brasileiro talvez a conheça como 'aquela judoca que foi desclassificada da Olimpíada por agarrar a perna da outra'. Não mais. Daqui para frente, Rafa é a primeira judoca da história do Brasil a ganhar a medalha de ouro em um campeonato mundial.

A conquista, em casa!, foi chorada e emocionante, com espaço para momentos de tensão - como não poderia deixar de ser em um resultado com tamanha importância. Nas oitavas, Rafa perdia por um yuko até 15 segundos antes do final, quando encaixou um wazari e garantiu a continuidade na competição. Passou, ainda, pela líder do ranking na semifinal. 

Na grande decisão, vingou a outra brasileira, Ketleyn Quadros, que havia sido derrotada pela estadunidense que ficou com a prata. Bastou um minuto para fazer história. Um descuido de Marti Molley e a judoca foi para o chão. Primeiro, foi marcado um wazari - muito bom, mas não garantia o ouro. Na revisão do golpe, porém, o árbitro mudou de ideia: ippon. 

A brasileira vai às lágrimas e o público, à loucura. Do céu ao inferno em um ano. Rafaela Silva é campeã mundial. Ah, e ela só tem 21 anos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário