segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Duda fica a 1 cm do índice olímpico no salto em distância

Bicampeão mundial tem até julho para fazer a marca

Um centímetro pode não parecer nada em um salto de mais de 8 metros, mas é exatamente esta medida mínima que separa o brasileiro Mauro Vinícius da Silva, o Duda, da classificação para a Olimpíada do Rio. O bicampeão mundial indoor ficou a temporada de 2015 praticamente inteira parado devido a lesão. Está voltando aos poucos, e esteve presente na competição-show Super Salto, no Rio de Janeiro. Foi lá que Duda quase garantiu a presença no evento mais importante do esporte.

Como é sua característica, o paulista deixou para fazer a melhor marca na última oportunidade. A transmissão da Rede Globo até chegou a “classificá-lo” com uma marca de 8,17 m, mas a confirmação veio na sequência: 8,14 m – um centímetro a menos que o exigido pela Federação Internacional.

Duda foi campeão mundial indoor no salto em distância em Doha-2010 e Istambul-2012 (André Durão).
Embora a vaga não tenha vindo agora, Duda ainda tem até o fim de julho para chegar à marca. O importante é manter a constância acima dos 8 metros, o que provavelmente lhe garantirá uma vaga na final olímpica. A corrida contra o tempo agora é para alcançar os 8,18 m, índice exigido para o Mundial Indoor de março, em Portland, EUA. A próxima e última oportunidade será em São Bernardo, no próximo final de semana. É a hora de acertar o salto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário