terça-feira, 10 de setembro de 2013

Não há mais bobo nos esportes coletivos


>> Países "fora do eixo" como Jamaica, Finlândia e Bélgica tem aprontado para cima de eternos favoritos no basquete e no vôlei (foto: CEV)



A frase original do título, utilizada indiscriminadamente nos programas de mesa redonda quando uma equipe do Sudeste perde para um time de qualquer outra região do país, não se aplica mais somente ao futebol. O basquete masculino e o vôlei feminino, esta semana, deram provas de que ser grande não garante mais nada – nem transmissão do Bandsports.

A campanha patética da seleção brasileira de basquete na Copa América terminou com uma derrota ainda mais vexatória para a Jamaica. A Jamaica. Os caribenhos ainda fizeram outra vítima na segunda fase: 81 a 75 pra cima da Argentina, que se classificou aos trancos e barrancos para o Campeonato Mundial do ano que vem. Os atuais semifinalistas olímpicos ficaram com a última das 4 vagas das Américas.

Vencedora da disputa do bronze em Londres, a Rússia encontra-se em situação mais desesperadora. Com apenas uma vitória em cinco jogos, os russs estão fora do Euro Basket 2013. Agora, esperam um dos 4 convites pelos quais a mãe Fiba cobra 1,5 milhão de reais de seleções que têm mais passado do que presente no esporte para que possam competir no Mundial de 2014.

Os turcos, vice campeões mundiais 3 anos atrás, têm o mesmo problema. As derrotas para países sem tradição alguma no bola ao cesto, como Suécia e Finlândia, custaram caro demais para os ex-bambambans.

Quem também já viveu dias melhores foram as italianas do vôlei. No Campeonato Europeu, disputado até domingo que vem na Suíça e na Alemanha, as comandadas de Marco Mencarelli conseguiram a proesa de perder para as belgas, que jamais haviam conquistado qualquer resultado expressivo na modalidade, nem mesmo em nível continental.

Com isso, as campeãs mundial de 2002 e atuais bicampeãs da Copa do Mundo precisam bater a Polônia para garantir um lugar entra as 8 melhores equipes da Europa. Enquanto isso, a Bélgica é só sorrisos enquanto espera o adversário das quartas.

Nunca houve época mais democrática na história dos esportes coletivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário