domingo, 28 de julho de 2013

Brasil já começa ""Mundial de Natação"" com 5 medalhas

>> Poliana e Ana Marcela mandam muito bem nas maratonas e já fazem história em Barcelona (foto: CBDA)




Isso aí, o Campeonato Mundial de Natação, em Barcelona, só se iniciou neste domingo (28), mas a delegação brasileira já subiu ao pódio 5 vezes. Como? 

Bem, é só lembrar que o nome de batismo da competição é Mundial de Esportes Aquáticos. Embora só nos recordemos da prima rica natação, temos ainda o polo aquático, nado sincronizado e os saltos ornamentais - além das modalidades de natação em águas abertas e da inédita plataforma de 27 metros (!). 

A galinha de ouro brasileira é a maratona aquática. O Brasil, quem diria, foi o senhor da modalidade, com a dobradinha sensacional de Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha na prova de 10 km (olímpica) e um quase repeteco na disputa dos 5 km (não), em que as brasileiras foram prata e bronze, respectivamente. O bronze restante veio da inusitada prova por equipes. Não se trata exatamente de um revezamento, uma vez que os três atletas nadam a prova completa.

As cinco conquistas deram ao país o segundo lugar no quadro de medalhas da natação em águas abertas (atrás da Alemanha), mas a liderança nos cálculos da Fina (a Federação Internacional), que computam os resultados das colocações seguintes, além do pódio. Uma baita façanha. Samuel de Bona foi 5° nos 5 km, Allan do Carmo terminou os 10 km na 7a colocação e em 5° nos 25 km.

O quadro geral do Mundial, no entanto, é liderado pela China, rainha dos saltos ornamentais (10 ouros dos 10 possíveis :) e pela Rússia, duqueza do nado sincronizado (100% de aproveitamento também: 7/7). 

E é por isso, pessoal, que antes mesmo dos figurões Thiago Pereira, César Cielo e amigos caírem nas piscinas catalãs, o Brasil já conquistou 5 pódios e superou o número de medalhas do Mundial de ""Natação"" passado. E podem esperar que 'é só o começo'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário