terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mundiais 2010


Com a divulgação dos grupos para o Mundial Masculino de Basquete, hoje, definiu-se o quadrilátero esportivo para o ano que vem. As equipes que disputarão os Mundiais de Basquete e Vôlei, tanto no masculino quanto no feminino, já sabem quem serão seus adversários na primeira fase.














Vôlei feminino:


Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Japão
Brasil
EUA
China
Sérvia
Itália
Cuba
Rússia
Polônia
Holanda
Alemanha
Coreia do Sul
Peru
Quênia
Cazaquistão
Rep Dominicana
Argélia
Porto Rico
Tailândia
Turquia
Costa Rica
Rep Tcheca
Croácia
Canadá









Favorita para conquistar o título inédito, a seleção brasileira não terá vida fácil no Mundial, que será realizado ano que vem no Japão (onde mais?). Logo de cara, o fortíssimo time italiano - campeão de tudo quanto foi campeonato neste ano, incluindo o Europeu e a Copa dos Campeões - e as sempre perigosas holandesas - vice-campeãs europeias, tendo perdido apenas para as já aqui elogiadas italianas.
Quem se deu bem foram as decadentes Rússia e China. Além de terem caído em um grupo tranquilo, as equipes só não passam para as semifinais se forem muito incompetentes. Para a segunda fase, classificam-se os quatro melhores colocados de cada grupo, quando se enfrentarão os times do grupo A contra os do D e os do B contra os do C. Ou seja, China e Rússia, componentes do D, pegarão os classificados do pífio grupo A (veja tabela acima). Desses confrontos, sairão dois semifinalistas. Os outros dois virão do supergrupo, que provavelmente contará com Brasil, Itália, Holanda, Estados Unidos, Cuba e Alemanha - todos com plenas chances de pódio.

Vôlei masculino:


Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Itália
Brasil
Rússia
EUA
Bulgária
Sérvia
Japão
Espanha
Porto Rico
Argentina
China
Polônia
Egito
Cuba
Austrália
Venezuela
França
Alemanha
Irã
Tunísia
Camarões
México
Rep Tcheca
Canadá

Campeão das últimas duas edições do Campeonato Mundial, o Brasil terá logo no início os jovens cubanos pela frente. Semifinalista da Liga Mundial deste ano, Cuba periga tirar o primeiro lugar do grupo do Brasil. Espanha foi campeã europeia em 2007, mas a zebra não deve se repetir em 2010. No mais, os anfitriões italianos deram sorte. É difícil imaginar que algum dos três adversários consiga bater a Itália no Grupo A. Rússia pegou oponentes mais baba ainda, enquanto tudo pode acontecer no F, em que três europeus vão se matar por uma tão sonhada invencibilidade na primeira fase. O Grupo E também promete emoções com as boas Bulgária, França e República Tcheca. A curiosidade fica por conta do D, composto inteiramente por países americanos. Atuais campeões olímpicos, os estadunidenses não deverão ter trabalho algum para vencer a chave.

Basquete feminino:


Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Austrália
EUA
Espanha
Rússia
China
França
Brasil
Rep Tcheca
Bielorrúsia
Grécia
Coreia do Sul
Japão
Canadá
Senegal
Máli
Argentina

Após uma campanha decepcionante em Pequim-08, quando sequer passou para as quartas de final, a seleção feminina teve em 2009 sua redenção ao conquistar a Copa América. O Mundial de 2010, porém, será a prova de fogo para que o Brasil defina se volta a figurar entre as potências mundiais do esporte ou se se contenta em ser apenas um mero coadjuvante nas grandes competições. No Grupo do Brasil, Espanha e Coreia do Sul são equipes fortes, mas nada que assuste. Dependendo da participação de feras como Helen e Alessandra, a equipe brasileira pode muito bem passar invicto pela primeira fase. De resto, o trio das favoritas crônicas Estados Unidos-Austrália-Rússia não deve encontrar muitas dificuldades rumo ao cativo pódio. O desafio de todos os outros times - inclusive o brasileiro - é lutar pela quarta vaga às semifinais. Bielorrússia, França, Espanha e República Tcheca serão nossas maiores adversárias na tarefa.

Basquete masculino:


Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Argentina
EUA
Grécia
Espanha
Sérvia
Eslovênia
Turquia
França
Alemanha
Croácia
Rússia
Lituânia
Austrália
Brasil
Porto Rico
Canadá
Angola
Irã
China
Nova Zelândia
Jordânia
Tunísia
Costa do Marfim
Líbano

Aparentemente complicado por conter o tal do dream team, o grupo do Brasil não é um bicho de sete cabeças. Se a equipe nacional jogar com a qualidade e o empenho que demonstrou na Copa América deste ano, é capaz de conseguir a segunda colocação do grupo B. É difícil falar das outras chaves. Existem diveeersas equipes de muita qualidade - principalmente as europeias - e de nível técnico muito parecido. Como afirmar que a Lituânia bate a França ou prever uma vitória alemã sobre os sérvios? O lado positivo disso tudo é que vai ter muito jogo bom nesse Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário